Comitiva do CRCRN apresenta dificuldades dos profissionais contábeis à Secretaria da Fazenda do RN

Uma comitiva do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRCRN) compareceu à Secretaria da Fazenda do estado (SEFAZ) na última quinta-feira, 21 de dezembro, para apresentar as dificuldades relatadas por profissionais da contabilidade nos sistemas estatais. Representando o CRCRN, estavam o presidente, Contador Anailson Márcio Gomes, e a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Radna Rocha.

Dentre as dificuldades enfrentadas pelos profissionais contábeis, está a falta de sincronização com a REDESIM — o que resulta em processos parados —, reativação que ocorre após a regularização da empresa, críticas de processamento de extratos fiscais, problemas de conexão com UVT e notificações por falta de recolhimento do ITCB.

Junto à Jane Carmen Carneiro e Araújo, secretária executiva da Receita, o CRCRN solicitou as seguintes providências:

• Retorno do atendimento presencial sem agendamento da URTs;
  • Mais autonomia para as URTs resolverem problemas rotineiros;
  • Celeridade para atendimento de demandas formalizadas online;
  • Melhorar esclarecimentos quanto a críticas de processamento de extratos fiscais;
  • Que não seja aplicado penalidade para o contribuinte quando a causa foi consequência de problemas dos sistemas da Secretaria de Tributação ou do ente estatal;
  • Prorrogação do REFIS Estadual até que os sistemas fiquem regularizados.

Após a apresentação do pleito, a secretária reafirmou a importância do trabalho dos contadores potiguares para o estado e garantiu o compromisso com a classe contábil.