Comitiva do CRCRN apresenta dificuldades dos profissionais contábeis à Secretaria da Fazenda do RN

Uma comitiva do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRCRN) compareceu à Secretaria da Fazenda do estado (SEFAZ) na última quinta-feira, 21 de dezembro, para apresentar as dificuldades relatadas por profissionais da contabilidade nos sistemas estatais. Representando o CRCRN, estavam o presidente, Contador Anailson Márcio Gomes, e a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Radna Rocha.

Dentre as dificuldades enfrentadas pelos profissionais contábeis, está a falta de sincronização com a REDESIM — o que resulta em processos parados —, reativação que ocorre após a regularização da empresa, críticas de processamento de extratos fiscais, problemas de conexão com UVT e notificações por falta de recolhimento do ITCB.

Junto à Jane Carmen Carneiro e Araújo, secretária executiva da Receita, o CRCRN solicitou as seguintes providências:

• Retorno do atendimento presencial sem agendamento da URTs;
  • Mais autonomia para as URTs resolverem problemas rotineiros;
  • Celeridade para atendimento de demandas formalizadas online;
  • Melhorar esclarecimentos quanto a críticas de processamento de extratos fiscais;
  • Que não seja aplicado penalidade para o contribuinte quando a causa foi consequência de problemas dos sistemas da Secretaria de Tributação ou do ente estatal;
  • Prorrogação do REFIS Estadual até que os sistemas fiquem regularizados.

Após a apresentação do pleito, a secretária reafirmou a importância do trabalho dos contadores potiguares para o estado e garantiu o compromisso com a classe contábil.

Comentários (2)

• AUGUSTO ROBERTO BEZERRA Reply

ACESSEI A PÁGINA EXATAMENTE PRA COBRAR DO ÓRGÃO ESSA POSIÇÃO. FIQUEI MUUITO CONTENTE QUANDO VI ESSA MENSAGENS. ACRESCENTO: A COMUNICAÇÃO DO ESTADO(SEFAZ) ESTÁ MUITO AQUEM DO DESEJADO. AS NOTICIAS DE OBRIAÇÕES E ATÉ BENEFICIOS CHEGAM POUCOS DIAS ANTES DO ENCERRAMENTO. COLOCARAM VÁRIAS EMPRESAS EM SITUAÇÃO INAPTAS SEM COMUNICADO, SEM DAR UMA PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO. SEMPRE HAVIA UMA INTIMAÇÃO, UM AVISO. E ISSO AGORA, NO PERIODO DE MAIS SERVIÇOS E OBRIGAÇÕES. COM CERTEZA MUITOS CONTADORES FORAM PREJUDICADOS. O DTE AINDA ESTAVA COM A MENSAGEM DA PRORROGAÇÃO DO REFIS PARA NOVEMBRO. OS EXTRATOS SEMPRE APRESENTAM DIFICULDADES. OS CANAIS DE ATENDIMENTO ESTÃO MUITO ABAIXO DO ACEITAVEL. CPM ISSO AS EMPRESAS NAO CULPAM A SEFAZ, MAS SIM A GENTE. PRECISAMOS DE MELHORAS URGENTES. NO MEU CASO, QUERIA SOLICITAR UM PRAZO PRA REGULARIZAR ALGUMAS EMPRESAS QUE FORAM INAPTADAS E O QUE OUVI FOI QUE NAO ADIANTAVA TENTAR ISSO.

23 de dezembro de 2023 at 18:42
  • Thiago Felipe Reply

Parabéns!
    não sei, se conseguiram todos os pontos, mas, principalmente o de Celeridade para atendimento de demandas formalizadas online; e, Melhorar esclarecimentos quanto a críticas de processamento de extratos fiscais; são pontos muito importantes.

25 de dezembro de 2023 at 16:23