Palavra do Presidente

A profissão contábil está entre as mais demandadas do mercado de trabalho. Uma carreira milenar, que continua forte no mercado brasileiro e internacional.

Com muita satisfação e com profundo sentimento de responsabilidade, eu recebi a honrada missão de assumir a presidência do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte, o CRCRN. Minha vida sempre foi repleta de desafios e, esse sem dúvida, é um dos mais gratificantes; representar a classe contábil do Rio Grande do Norte.

ANAILSON MÁRCIO GOMES Atual Presidente do CRC-RN

O trabalho à frente do CRCRN é pautado pela ética, disciplina e respeito a sociedade e aos profissionais de contabilidade. O papel do Conselho é contribuir com o desenvolvimento profissional e ainda, fiscalizar o exercício ilegal da profissão.
O CRCRN é responsável por supervisionar a atuação de contadores e técnicos em contabilidade e garantir que não estejam sendo cometidas infrações por parte desses profissionais. Além disso, temos como missão, promover inovação para o desenvolvimento da profissão contábil, zelar pela ética e qualidade da prestação dos serviços, atuando com transparência na proteção do interesse público.

Representamos em torno de cinco por cento dos 10 milhões de profissionais de atividades regulamentadas, com registros ativos em seus Conselhos de Classe do país, somos mais de 520.000 Profissionais da Contabilidade no Brasil e aproximadamente, 7.000 no nosso estado. Dados do MEC/inep (2020) apresentam que há mais de 350.000 matriculas ativas, no curso de graduação em Ciências Contábeis. Ainda, temos mais de 80.900 organizações contábeis registradas no sistema CFC/CRCs e no nosso RN, aproximadamente, 780, gerando emprego, renda e tributos.

Os Profissionais da Contabilidade enfrentam desafios contínuos em sua jornada laboral, por esse motivo, necessitam de capacitação constante. Temos plena convicção que se esforçam para prestarem o melhor serviço ao seu cliente e a sociedade.

A profissão contábil é bastante diversificada, atende aos entes públicos, as organizações não governamentais, as pequenas, médias e grandes corporações, cada uma com suas especificidades e exigências. A profissão não atende apenas as necessidades das Pessoas Jurídicas, mas também, as Pessoas Físicas estão demandando mais serviços da nossa profissão, por perceberem que o Profissional da Contabilidade pode ser muito importante, no gerenciamento do seu patrimônio.

Ao mesmo tempo em que temos muita representatividade, temos muitas responsabilidades. O lema da nossa gestão é:
“Onde houver negócio haverá Profissional da Contabilidade”.

Tenham certeza que os Profissionais da Contabilidade trabalham, trabalham, trabalham, com dedicação, ética e zelo. Ciente da sua responsabilidade social, assumem o protagonismo de suas ações e competências, na contribuição do desenvolvimento econômico e social do nosso estado.

O CRC RN está aberto para a sociedade e para a classe contábil. Com a união de todos, com certeza, teremos uma profissão muito mais forte!

Precisa de Ajuda?