Campanha do CRCRN e Governo do Estado incentiva destinação do IR para fundos sociais

Campanha do CRCRN e Governo do Estado incentiva destinação do IR para fundos sociais

Sabia que é possível destinar parte do imposto devido a fundos sociais? O Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRCRN), em parceria com o Governo do Estado, promove a campanha Declare Bem 2025, com o objetivo de conscientizar a população sobre a destinação de parte do Imposto de Renda para uma ação solidária. A ação reforça o papel social da contabilidade e convida contribuintes e profissionais da área a atuarem juntos pela cidadania fiscal.

A campanha destaca que é possível destinar até 6% do imposto devido para Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) ou ao Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa (FDI) — sem nenhum custo adicional ao contribuinte. Os recursos ajudam a financiar projetos sociais de interesse público, garantindo dignidade e oportunidades para quem mais precisa.

“É uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais e culturais. A classe contábil atua a cada ano em um número significativo de declaração do IR, então mobilizar, instruir e motivar a população é uma importante contribuição social”, diz o Coordenador do Programa de Voluntariado do CRCRN, Douglas Ferreira.

O incentivo também vale para os contadores. Através do “Selo Contador Amigo”, estabelecido pela iniciativa do deputado estadual Hermano de Morais, o CRCRN reconhece e valoriza profissionais da contabilidade que orientam seus clientes sobre a destinação do IRPF e atuam ativamente em prol da cidadania fiscal.

“O CRCRN mostra, por meio do Selo Contador Amigo, que a expertise dos profissionais da contabilidade pode e deve ser usada para impulsionar mudanças reais, colocando o contador como agente desta transformação”, explica Douglas.

É possível lançar a doação no próximo IRPF, assim como dentro da declaração de 2025. Confira aqui como fazer.

Os contribuintes podem enviar a declaração até 31 de maio. O CRCRN reforça a importância da orientação contábil nesse processo e convida os profissionais a participarem ativamente da iniciativa.

Compartilhe essa publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Precisa de Ajuda?