Seminário em Natal destaca a governança como pilar para a excelência na gestão pública

Seminário em Natal destaca a governança como pilar para a excelência na gestão pública

A capital do Rio Grande do Norte, Natal, foi sede da 20ª Edição do Seminário de Governança Municipal, reunindo prefeitos, gestores e contadores públicos para um evento que buscou promover a excelência na gestão pública. Realizado na Escola de Governo do Rio Grande do Norte, o encontro foi marcado por palestras de especialistas renomados e debates sobre práticas inovadoras em governança.

A solenidade de abertura contou com a participação do Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, também Embaixador da Rede Governança Brasil, que destacou a importância da governança municipal para a transformação administrativa.

O Presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, pontuou a satisfação em realizar a 20ª edição do evento em terras potiguares. “Estamos indo a todas as capitais para falar sobre governança, tentando plantar uma semente para que os contadores percebam a importância de se envolverem na consultoria aos municípios”, afirmou.

Já o Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRCRN), Anailson Gomes, ressaltou que a adoção de práticas de governança tem transformado a gestão pública no Brasil. “Houve uma revolução na gestão pública com a governança. Municípios que implantaram esses mecanismos conseguiram tornar os resultados mais claros para a população, graças a indicadores que permitem ajustes em áreas como educação, saúde e pessoal”, explicou.
Ainda pela manhã, representantes da Caixa Econômica Federal, Welter Santana de Oliveira e Breno Cocentino de Arruda, abordaram soluções conjuntas que fortalecem parcerias entre o banco e os gestores públicos.

Na parte da tarde, o especialista Anderson Quirino Oliveira de Lima apresentou os pilares de liderança, estratégia e controle em governança pública, enquanto Brunno Sitônio, conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), trouxe reflexões sobre o papel da contabilidade na gestão pública eficiente.

Os painéis temáticos enriqueceram ainda mais o seminário. Dionísio Gomes e Carla Nobre discutiram alternativas para uma governança eficaz com o uso de Parcerias Público-Privadas (PPP). Já Thiago Marreiros e Igor Thierry apresentaram o caso do NATALPREV como exemplo de gestão estratégica de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). O encerramento ficou por conta de Joanna Guerra e Ronaldo José Rêgo, que apresentaram o Natal Digital, um aplicativo que revoluciona a gestão municipal com tecnologia e inovação.

O seminário foi organizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), em parceria com a Rede Governança Brasil (RGB) e o Instituto de Gestão e Certificação em Governança Pública (IGCP), e contou com o patrocínio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), do Portal de Compras Públicas e da Caixa Econômica Federal, além do apoio de instituições como o CRC/RN, PRONAGOV, EBRADI e da própria Escola de Governo do RN.

Compartilhe essa publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Precisa de Ajuda?