Segunda a Sexta 8h às 14h

Publicado edital para eleição de delegados

Documento está no Diário Oficial da União desta quinta-feira (10)

10-09-2020 16:55:00

Publicado edital para eleição de delegados

O Conselho Regional de Contabilidade do RN (CRCRN) divulga edital para inscrição de profissionais da Contabilidade com registro ativo e regular interessados em habilitar-se para o exercício da função honorífica de delegados. O documento foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (10).

Como representantes do CRCRN em municípios potiguares a serem indicados, os delegados terão mandato de quatro anos, conforme condições e requisitos especificados na Resolução CFC 1.557/2018 e também da Resolução CRCRN 165/2020.

Para a eleição, os CRCs devem criar uma comissão permanente com três a cinco membros efetivos e igual número de suplentes, contadores e/ou técnicos em contabilidade, conselheiros ou não, sendo um deles designado coordenador e outro coordenador-adjunto.

A comissão analisará o cumprimento dos requisitos e aplicará os critérios de avaliação definidos pela Resolução do CFC e regulamentação expedida pelo CRC, e escolherá os candidatos mediante a formação de uma lista tríplice.

A lista será submetida ao Conselho Diretor, a quem competirá definir os profissionais escolhidos, submetendo-os, posteriormente, à homologação do Plenário.

São atribuições do delegado:
- Representar institucionalmente o CRC na respectiva base territorial, quando designado pela Presidência;
- Atender aos profissionais vinculados à sua jurisdição, orientando-os a encaminhar as suas solicitações de serviços ou outras demandas ao Regional;
- Efetuar contatos pessoais, periodicamente, com autoridades municipais, estaduais ou federais, dirigentes de entidades da classe, imprensa e instituições de ensino superior, da base territorial da sua área de atuação, quando designado pela Presidência;
- Zelar pelo prestígio e pelo bom nome do CRC, de seus registrados e da profissão;
- Manter colaboração e cordial relacionamento com autoridades locais;
- Promover e divulgar, de maneira ampla, os atos do CRC, especialmente os de caráter normativo;
- Encaminhar ao CRC as consultas que forem formuladas, verbalmente ou por escrito, envolvendo matéria que exceda as suas atribuições;
- Participar do processo de educação profissional continuada, representando o CRC em eventos, mesas redondas, palestras e demais atividades-afins;
- Executar outras funções de representação institucional que lhe forem atribuídas pelo CRC.