Em observatórios sociais, contadores estimulam cidadania fiscal e transparência dos recursos públicos

Em 9 de dezembro celebra-se o Dia Internacional contra a Corrupção, instituído no México em 2003, pela ONU. A data, oportuna para a reflexão sobre os males causados pela cultura da corrupção nos espaços públicos e privados, mobiliza também a classe contábil para o seu papel na educação cidadã e fiscal.

13-DEZ-2019 18:59:00

Em 9 de dezembro celebra-se o Dia Internacional contra a Corrupção, instituído no México em 2003, pela ONU. A data, oportuna para a reflexão sobre os males causados pela cultura da corrupção nos espaços públicos e privados, mobiliza também a classe contábil para o seu papel na educação cidadã e fiscal e na defesa da transparência na gestão dos recursos públicos.

Através do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), os contadores são estimulados a criarem e operacionalizarem os Observatórios Sociais nos seus municípios. Trata-se de organizações instituídas e mantidas pela sociedade civil que têm por objetivo promover a conscientização da sociedade para a cidadania fiscal e propor aos governos locais a adequada gestão da verba pública, por meio de ações de participação e controle social.

Os Observatórios Sociais agem de forma preventiva, no fluxo dos processos, antes que os recursos sejam gastos. "Uma das prerrogativas da atuação contábil nestas ações é a educação fiscal, conscientizando sobre a importância dos tributos para a cidadania", explica Sunny Maia, conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do RN (CRCRN). "Nós olhamos as contas públicas de cada cidade, as licitações e indicamos possíveis divergências, promovendo, assim, economia aos cofres públicos e mais recursos para serem investidos na sociedade".

Com o seu conhecimento em execução orçamentária, o contador é imprescindível, nos mais diversos espaços, no combate à corrupção. O PVCC visa sensibilizar o profissional sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.