Segunda a Sexta 8h às 14h

CRCRN Integra chega à 6ª edição com palestra sobre LCDPR

Temas técnicos abordados na programação do projeto provoca profissionais a pensarem novos nichos de mercado

08-JUN-2020 18:34:00

CRCRN Integra chega à 6ª edição com palestra sobre LCDPR

Com a proximidade do prazo para entregar o Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR), os/as contadores/as podem ainda ter dúvidas de última hora. Pensando nisso, o CRCRN trouxe ao projeto CRCRN Integra novamente o analista de sistemas Danilo Lollio, para falar sobre o assunto.

A live aconteceu na tarde desta segunda-feira (8), pelo canal do Youtube, e contou com a mediação da conselheira Radna Rocha. O Conselho comemora a sexta edição do projeto, que tem levado temas técnicos à classe contábil e provocado estes/as profissionais a pensarem novos nichos de mercado dentro dos serviços que oferecem.

"O contador deve encontrar em cada procedimento como o LCDPR uma oportunidade, um espaço, vendendo suas ideias e não esquecendo de valorizar o seu trabalho", afirmou Danilo. "Por isso é importante ter sempre um contrato de prestação de serviços com cada cliente, deixando evidente o que é de sua responsabilidade, de maneira organizada e garantindo a idoneidade das informações prestadas".

O LCDPR, conforme o analista explicou, deve ser feito pelo produtor rural pessoa física que mantém atividades rurais, como investimentos, receitas, despesas de custeio etc., abrangendo todas as unidades rurais exploradas, com receita bruta anual superior a R$ 4,8 milhões (excepcionalmente para 2019, superior a R$ 7,2 mihlões).

Regida pela Instrução Normativa 1.903, de 24/07/2019, o Livro Caixa Digital do Produtor Rural é entregue junto à Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), cujo prazo, neste ano, em virtude da pandemia, foi estendido até 30 de junho. O Ato Declaratório COPES 01, de 01/01/2020, indica como se dá o preenchimento. "Não tem nada a ver com o Livro Caixa analógico que existe hoje", ressalta Danilo.

O LCDPR não é feito diretamente no programa da Receita Federal, mas em sistema próprio. Durante a palestra, Danilo deu várias dicas para o preenchimento e fez outras recomendações. "Indico manter contas bancárias separadas, a pessoal da atividade rural, para efeito de apuração, considerando apenas o que está ligado diretamente à atividade rural", afirmou.

Confira a palestra completa aqui