Conselho promove mais uma live dentro do CRCRN Integra com palestra sobre ECD

Danilo Lollio e Lieda Amaral comendaram a noite nesta quinta (4), no nosso canal do Youtube.

04-JUN-2020 21:30:00

Conselho promove mais uma live dentro do CRCRN Integra com palestra sobre ECD

O CRCRN Integra desta quinta-feira (4), em sua quinta edição, foi comandado pelos professores Danillo Lollio e Lieda Amaral, que falaram sobre Escrituração Contábil Digital (ECD) e as novidades para 2020.

Analista de sistemas por formação, Danillo iniciou a live destacando que a classe contábil vive um momento nunca visto antes. "O contador nunca trabalhou tanto", disse. "As novidades de 2020 da ECD não são muitas, mas são muito importantes", destacou.

Danillo detalhou o que diz a Instrução Normativa RFB 1.774, de 22/12/2017, que instituiu a ECD. A Escrituração é obrigatória para pessoas jurídicas e equiparadas obrigadas a manter escrituração contábil nos termos da legislação comercial, inclusive entidades imunes e isentas.

O professor destacou as exceções, mas opinou: "eu entregaria de todas as empresas com lucro presumido".

Também ressaltou que a transmissão deve acontecer até o último dia útil de maio do ano seguinte. "Na pandemia, porém, uma instrução normativa determinou que aconteça até o último dia útil de julho, apenas em 2020", disse, aconselhando não deixar para a última hora.

O analista destacou, ainda, as penalidades para a não entrega ou atraso na ECD, como a multa equivalente a 0,02% por dia de atraso calculado sobre a receita bruta da pessoa jurídica.

Também explanou a parte técnica da Escrituração, detalhando o arquivo a ser gerado e a novidade do Bloco C, por exemplo, que recupera informações da ECD do ano anterior.

Clique aqui e confira a live completa